Esboços Recentes

Esboços

  • SERIE DE MENSAGENS - "MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL" 28/09/14

    Pregado por Adaílton Alves de Souza

    1 Comentário

    INTRODUÇÃO

     

    Gostaria inicialmente de agradecer as orações e o cuidado de todos os irmãos que oraram por minha recuperação, me visitaram, ligaram. O carinho e o cuidado de todos foi igualmente importante, Deus seja louvado pela vida de cada um.

     

    As orações de vocês foram e são muito importantes na minha vida, especialmente nos últimos 30 dias, quando sai do trabalho a igreja orou e está orando, perdi meu pai a igreja orou, fui para o hospital e a igreja orou, realmente sou grato pela vida de cada um.

     

    O tema da série de mensagens que o pastor Faustino vem pregando nos domingos pela manhã em nossa igreja é: “Marcas de uma igreja saudável”. No domingo 21/09, ele falou que o primeiro “Pilar” de uma igreja saudável é “A Palavra de Deus” e o próximo “Pilar” de uma igreja saudável é a Oração.

     

    Recentemente eu falei sobre “Oração” na Igreja Batista Biblica em Balsa Nova, e percebo que Deus ainda quer falar comigo sobre esse assunto.

     

    Nesta série de mensagens “Marcas de Uma Igreja Saudável” nós já vimos que o alicerce principal é Jesus Cristo, e que é através dele que a Sua igreja é sustentada. Mas também recebemos a orientação da Bíblia para sermos um corpo saudável, bem ajustado, capaz de darmos bons frutos de forma individual e coletiva, e o primeiro passo para isso, ou o primeiro “Pilar” é o conhecimento da palavra de Deus.

     

    E o Salmista reconhece isso quando diz Salmo 119.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”.

     

    Não podemos vagar na escuridão, sem o conhecimento revelado da palavra de Deus não chegaríamos ao caminho da salvação.

     

    Então, neste momento veremos o 2º Pilar que marca uma igreja Saudável.

     

    “A ORAÇÃO!”

     

    E aqui queridos irmãos eu tenho que compartilhar; como Deus fala comigo sobre esse assunto, deve ser o quarto ou quinto estudo que o Senhor me confia sobre esse assunto.

     

    Pela misericórdia de Deus eu acho que ele não desistiu de mim nessa área.

     

    Queridos irmãos, para fazermos parte de uma igreja saudável, precisamos orar incessantemente.

    O Apostolo Paulo quando escreve a igreja de Tessalonicenses exorta o povo, dizendo em sua primeira carta, Capítulo 5.16-18 “Regozijai-vos sempre, Orai sem cessar, Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para Convosco”.

     

    Porque essa é a vontade de Deus para todos nós. E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

     

    E principalmente nós, como cristãos devemos entender que a oração não pode ser opcional em nossas vidas. É através da oração que estaremos conectados com Deus, que passamos a ter intimidade com o nosso Pai.

     

    Deus tem propósitos a realizar em nossas vidas, mas ele precisa que estejamos dispostos a orar para que esses propositos se estabeleçam em nós.

     

    Me arrisco em dizer, que  a função da oração é preparar um caminho para que Deus realize a sua obra, a sua vontade em nossas vidas. Por meio da oração preparamos o caminho para Deus,  seria mais ou menos como um trem que precisa de trilhos para andar, assim somos nós, precisamos orar a Deus para que nossas orações, nossas vontades, nossos desejos, petições, louvor e adoração cheguem ao altar de Deus,  e assim Ele possa trabalhar em nossas vidas e a nossa vontade seja unida com a vontade de Deus para que se estabeleça todos os seus designos. A oração é o nosso trilho até Deus, é através dela que nos conectamos com o Pai.

     

    1 João 5.14-15 diz: "E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito".

     

    Então, de maneira muito simples, a oração é o nosso meio de comunicação com Deus, simples assim, falamos com Deus quando estamos em oração, quando estamos conectados com ele, logo a oração não pode ser opcional, como falei a pouco, nós devemos nos relacionar com Deus por meio dela.

     

    Talvez você esteja até pensando, mas isso é obvio! Eu sei, mas é muito mais fácil falar de oração do que praticar a oração.

     

    Reunião de intercessão na igreja! Vigilia de oração! As assistências tem sido mínima. Projeto de oração para os homens da nossa igreja! Ainda não saiu do papel.

     

    Portanto, ainda é mais fácil falar, que praticar.

     

    "E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito".

     

    E certos disso, também foi o que fizeram Pedro e João, assim que saíram da presença do Sinédrio em Jerusalem, quando foram falar ao povo de Cristo Jesus, vocês lembram ?

     

    Atos 4.23-31

    Vemos claramente nesse texto que a unidade na oração tem um grande poder, o texto fala no versiculo 24. Unanimes levantaram a voz , ou seja juntos, pelo mesmo propósito, pelo mesmo objetivo, e sabemos qual era o objetivo dos apóstolos a época, após a morte de Jesus, eles iriam proclamar o evangelho, versículos 19 e 20.

     

    E a resposta veio a partir do versículo 31.

     

    Deus operou verdadeiros milagres entre aquele povo, e creio que acontece assim também nos dias de hoje, quando a Igreja ora em unidade, em concordância, os milagres acontecem.

     

    A Oração é um dos principais pilares para a Marca de uma igreja Saudável.

     

    Mas, quando me refiro a estar na presença de Deus por meio da oração, não quero dizer passar horas de joelhos num clamor intenso. (Não que isso não deva ou não possa acontecer), refiro-me a ter um coração sob a ação do Senhor constantemente. Como era o coração de Samuel. A oração não pode ser entendida como um evento esporádico de devoção.(Agradecemos o alimento, o dia, não é isso).

     

    I Samuel 12.23 diz: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós. E eu vos ensinarei o caminho bom e direito”.

     

    Tamanha intimidade de Samuel com Deus, que a falta de oração por seu povo ele reconhecia como um pecado  contra Deus.

     

    A oração precisa ser um ato constante de se colocar sob a ação de Deus, de forma pura e simples, como fazia Samuel.

     

     

    Conclusão

     

    O que podemos ter de Deus para uma igreja que ora?, E quem é a igreja? eu , você, nós, como um só corpo.

     

    Certamente poderíamos ficar horas buscando o que Deus poderia fazer por nós na Sua palavra, mas gostaria de resumir em três pontos.

     

    1º Podemos ter de Deus: O seu Socorro.

     

    2 Crônicas 7.14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

     

    Jeremias 33.3Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

     

    Só Deus pode nos dar a paz em meio às lutas, não podemos esquecer do Deus que sabe das nossas limitações, e por isso nos socorre.

     

    2º Podemos ter de Deus: A Alegria.

     

    Salmos 4.7 “Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho”.

     

    Feliz é o coração  do homem que põe sua satisfação em Deus.

     

    3º Podemos ter de Deus: A Vitória.

     

    1 Coríntios 15:57-58 “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

     

    Uma vida de oração é uma vida de vitória.

     

    Uma Igreja de oração é uma Igreja vitoriosa.

     

    Deus nos deu o privilégio de através do sangue de seu filho, Cristo Jesus, entrar na sua presença em oração (Hebreus 11.19,20).

     

    “E ELE  É PODEROSO PARA FAZER INFINITAMENTE MAIS, ALÉM DAQUILO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS...!”

     

    Portanto irmãos, nos esforcemos para nos manter em constante oração.

     

    Que Deus os abençoe!

Comentar

  • Nome
  • E-mail
  • Mensagem