Esboços Recentes

Esboços

  • SERIE DE MENSAGENS - "MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL" 21/09/14

    Pregado por Pr. Luiz Roberto Faustino

    3 Comentários

    Desejamos ser uma igreja saudável, mas para que isso seja uma realidade, temos de entender que a igreja é o corpo de Cristo, ou seja, cada um de nós. Temos de entender também que não existe igreja perfeita, mas sim igreja constituída de pessoas imperfeitas buscando a cada dia ser moldado a semelhança do único perfeito: Jesus o Cristo.

     

    Além de ser o cabeça da igreja, Jesus Cristo é também o único Alicerce Verdadeiro na qual a Sua igreja é sustentada.

     

    Para que a igreja de Cristo se mantenha saudável Ele propõe que cada membro produza frutos, tanto de forma individual como de forma coletiva.

     

    Para que sejamos uma igreja realmente saudável precisamos estar bem ajustados e interligados por todas as juntas e medulas fazendo com que cada parte desse corpo realize a sua função e cresça para honra e glória de Deus.

     

    Todos nós desejamos fazer parte de uma igreja saudável! A pergunta é, temos feito a nossa parte?

     

    As Marcas de Uma Igreja Saudável está também Fundamentada em quatro Pilares:

     

    1)     A PALAVRA DE DEUS;

    2)     A ORAÇÃO;

    3)     A COMUNHÃO;

    4)     O EVANGELISMO.

     

    Na mensagem de hoje veremos o primeiro pilar: A PALAVRA DE DEUS

     

    Ilustração

    “Certa vez um pastor em férias resolveu visitar um colega de ministério. Chegando à igreja desse seu colega num domingo pela manhã antes da EBD começar, encontrou um menino de aproximadamente oito anos brincando no pátio da igreja, e perguntou: Menino quem foi que derrubou as muralhas de Jericó? O menino assustado, disse: eu juro que não fui eu tio! O pastor perplexo com aquela resposta perguntou quem é a sua professora? O menino apontou para a professora e saiu correndo. Então o pastor vai até a professora e diz, eu perguntei para aquele menino, quem foi que derrubou as muralhas de Jericó? E ele me respondeu assustado que não foi ele. A professora por sua vez, disse: Esse menino é muito ladino, e se ele falou que não é ele pode acreditar, não foi ele mesmo! Então o pastor mais perplexo ainda com a resposta da professora perguntou: onde está o pastor? Ela respondeu está no gabinete. O pastor visitante chega para o colega e diz: Olha, eu fiquei muito preocupado, pois eu perguntei à um dos alunos da EBD, quem foi que derrubou as muralhas de Jericó? E ele me disse que não foi ele, e chegou até jurar, depois ele apontou para a professora dele e ela afirmou que se esse menino disse que não foi ele realmente não foi mesmo. O pastor pede para o colega sentar-se e fala calmamente: Pois bem colega, o irmão sabe como são as coisas e essas crianças de hoje em dia, o irmão pode me dizer quanto foi o prejuízo que eu pago”.  

     

    Deus disse em Oséias 4.6 “O meu povo perece por falta de conhecimento...”

     

    Muitas igrejas estão enfermas espiritualmente nos dias de hoje porque lhes faltam o conhecimento da Palavra de Deus...

     

    Salmo 119. 105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”

     

    Você já tentou caminhar no escuro? Mesmo que seja em um lugar conhecido você pode tropeçar e cair.

     

    Muitos crentes têm tropeçado e caído em muitas áreas da vida por não consultar a Palavra de Deus. Por não fazer uso da Bíblia, andam e vivem em completa escuridão espiritual.

     

    A Marca de Uma Igreja Saudável está fundamentada neste Primeiro Pilar que é a Palavra de Deus.

     

    Hebreus 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

     

    O versículo diz: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz:

    Ela é viva porque ela jamais morrerá. Em Lucas 21.33 nós lemos “Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras não hão de passar”.

     

    Ela é eficaz porque produz o efeito. Em Isaías 55.11 nós lemos “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

     

    Já aconteceu comigo de falar da Palavra de Deus para uma pessoa e depois de muito tempo encontrar essa pessoa e ela me dizer: Aquele texto da Bíblia que você leu está fazendo uma grande diferença em minha vida hoje.

     

    O versículo de Hebreus 4.12 diz também que: A Palavra de Deus é mais cortante do que espada alguma de dois gumes:

     

    Uma espada de dois gumes nas mãos de um soldado era muito mais eficiente.

     

    Quando usamos a expressão: Esta situação é uma faca de dois gumes, queremos dizer que essa situação pode também nos atingir. E é exatamente assim com a Palavra de Deus ela atinge tanto a nós que a falamos quanto às pessoas que a ouvem.

     

     O versículo de Hebreus 4.12 diz que: A Palavra de Deus penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas,

     

    Nenhum outro livro existente na face da terra tem o poder de penetrar tão profundamente quanto a Palavra de Deus. Em Jeremias 17.10 “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

     

    O versículo de Hebreus 4.12 afirma também que: A Palavra de Deus é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

     

    Nada fica oculto à Palavra de Deus. Ela vai aonde procedem às fontes da vida (o coração) Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”.

     

    Conclusão

     

    Queremos ser uma igreja saudável! Mas para isso temos que fazer uso desse primeiro pilar que é a Palavra de Deus.

     

    Tiago diz: Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

     

    A BÍBLIA:

     

    “A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, o destino dos pecadores e a alegria dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos obrigatórios, suas histórias são verdadeiras, suas decisões imutáveis. Leia a Bíblia para ser sábio, creia nela para ser seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para guiar-lhe, comida para sustentar-lhe e conforto para alegrar-lhe. Ela é o mapa do viajante, a vara do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e a escritura do crente. Nela o paraíso é restaurado, o céu é aberto e os portões do inferno revelados. Cristo é seu assunto grandioso: nosso bem, seu desígnio; e a glória de Deus, seu fim. Ela deve encher nossa memória, governar nosso coração, guiar nossos pés. Leia a Bíblia devagar, frequentemente e com orações, Ela é uma mina de riquezas, um paraíso de glória e um rio de prazer. É dada a você em vida, será aberta no juízo, e será lembrada eternamente. Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensa o maior labor e condena a todos os que brincam com seu conteúdo santo”.

Comentar

  • Nome
  • E-mail
  • Mensagem